religião

Sepé Tiarajú vai virar santo

Da redação

Foto: Reprodução

O bispo de Bagé, dom Gílio Felice, obteve sinal verde do Vaticano para o reconhecimento da santidade de Sepé Tiaraju. O religioso tem levado a Roma as razões e as assinaturas de mais de uma centena de autoridades políticas, de padres e de intelectuais das diversas áreas, para justificar o pedido.

Banco de Alimentos de Santa Maria ganha primeiro veículo

O índio guarani Sepé Tiaraju já é santo na devoção popular, e dá nome ao município de São Sepé. Porém, para os religiosos gaúchos, o índio cristão, que morreu em defesa do seu povo contra os impérios de Portugal e Espanha, merece também figurar nos altares das igrejas. Para isso, o herói missioneiro e da pátria brasileira precisa do reconhecimento como santo pela Igreja Católica.

SERVO DE DEUS

O bispo dom Gílio afirma ter recebido o "Nihil Obstat" do Vaticano, ou seja, via livre e sem objeções para começar o processo de reconhecimento oficial da santidade de Sepé. E, junto, veio o esclarecimento: ele já pode ser aqui invocado como "Servo de Deus", primeiro passo no processo que leva à beatificação e, depois, à canonização.

80 vagas de empregos e estágios para sexta-feira em Santa Maria

Sepé Tiaraju foi morto em fevereiro de 1756 por tropas da Espanha e de Portugal nas terras guaranis onde hoje está a cidade de São Gabriel. O município pertence à Diocese de Bagé. Essa é a razão pela qual o bispo de Bagé acolheu as assinaturas e se tornou o agente do primeiro passo junto à Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça suspende adoção de placas de veículos do Mercosul Anterior

Justiça suspende adoção de placas de veículos do Mercosul

Quina acumula e deve pagar mais de R$ 5 milhões neste sábado Próximo

Quina acumula e deve pagar mais de R$ 5 milhões neste sábado

Geral